Colecção Ética Aplicada
Coordenadora
Maria do Céu Patrão Neves é Professora Catedrática de Ética com formação específica no domínio da Ética aplicada à Vida (Bioética) a que se tem mais intensamente dedicado. Neste contexto, e paralelamente à sua actividade de docente universitária, tem desempenhado funções relevantes tais como consultora do Presidente da República para a Ética da Vida, membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, membro da International Association of Bioethics, perita em ética da UNESCO e da Comissão Europeia. É autora de 10 livros e coordenadora de outras 8 obras colectivas, assinando cerca de 170 artigos em publicações nacionais e internacionais. Lidera o projecto de publicação da colecção Ética Aplicada, num total de 12 volumes, bem como o projecto de investigação sobre (bio)Ethics, Science, and Society: Challenges for BioPolitics.
Foi deputada ao Parlamento Europeu entre 2009 e 1014.
Ética Aplicada: Investigação Científica
Co-Coordenadora
Maria da Graça Carvalho é Catedrática do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. Publicou no contexto internacional dois livros, mais de uma centena de artigos em revistas científicas e cerca de duzentos ensaios em obras dispersas. É membro da Unidade de Aconselhamento Científico da Comissão Europeia, foi deputada ao Parlamento Europeu (2009-2014), Conselheira Principal do BEPA/Bureau of European Policy Advisers (2006-200), Ministra da Ciência e do Ensino Superior e Ministra da Ciência, Inovação e Ensino Superior do XV e do XVI Governo Constitucional, respetivamente. Diretora-geral do GRICES/Gabinete de Relações Internacionais da Ciência e do Ensino Superior, é também membro fundador da Academia de Engenharia.
Colaboradores:
Manuel Heitor
Carlos Fiolhais
Maria Paula Diogo
Ana Simões
Maria Manuel Araújo Jorge
Orfeu Bertolami
Cláudio Gomes
Maria Helena Henriques
Nuno Ferrand de Almeida
Eugénia Cunha
Filipe Carreira da Silva
Arlindo Oliveira
Paulo Ferrão
Ana Sanchez
Jorge Aranda
António Granado
Carlos Catalão Alves
Rosalia Vargas
Filipe Almeida
Cristina Pinto Albuquerque
José Ferreira Gomes
Ana Sofia Carvalho
Walter Osswald
Ética Aplicada: Relacões Internacionais
Co-Coordenador
Nuno Severiano Teixeira é Professor Catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e Vice-Reitor da Universidade Nova de Lisboa. É director do Instituto Português de Relações Internacionais (IPRIS). Doutorado em História das Relações Internacionais pelo Instituto Universitário Europeu, Florença, e Agregado em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa. Foi Visiting Professor na Universidade Georgetown (2000) e Visiting Scholar na Universidade de Califórnia, Berkeley (2004) e Senior Visiting Scholar no Instituto Universitário Europeu, Florença (2010). A seu cargo teve a direção do Instituto de Defesa Nacional (1996/2000). Foi Ministro da Administração Interna (2000/2002) e Ministro da Defesa (2006/2009) do governo português. Tem obra publicada sobre história militar, história das relações internacionais, história da construção europeia e questões de política externa, segurança e defesa.
Colaboradores
Carlos Gaspar
Luís Lobo-Fernandes
Maria Raquel Freire
Patrícia Galvão Teles
António Marques
Luís Moita
Manuel Lobo Antunes
Alexandre Franco de Sá
José Manuel Pureza
Nuno Lemos Pires
Jaime Nogueira Pinto
Gonçalo Saraiva Matias
Mariana Viana Pedreira
Paula Duarte Lopes
Luís Amado
Ética Aplicada: Saúde
Co-Coordenador
Jorge Soares é director da Fundação Calouste Gulbenkian e professor catedrático de Anatomia Patológica. Foi director da delegação de Lisboa do Instituto Nacional de Medicina Legal (2001-2003) e dirigiu o departamento de Patologia Morfológica do Instituto Português de Oncologia. Esteve na presidência da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa, da Sociedade Portuguesa de Anatomia Patológica e da Sociedade Portuguesa de Senologia. Membro titular da Academia de Medicina de Portugal, correspondente da Real Academia Nacional de Medicina de España, da Real Academia de Medicina de Granada e da Academia das Ciências de Lisboa. É actualmente presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida e da Comissão Nacional dos Centros de Referência do Ministério da Saúde.
Colaboradores:
Jorge Soares
Filipe Almeida
Luís Duarte Madeira
Susana Raposo Alves
António Sarmento
António Correia de Campos
Carlos Freire de Oliveira
Miguel Pina
Miguel Oliveira da Silva
Maria do Céu Machado
Helena Fonseca
Jorge Torgal
Fernando J. Regateiro
Luís Campos
Jorge Costa Santos
Vítor Feytor Pinto
António Leuschner
Lucília Nunes
Ética Aplicada: Política
Co-Coordenador
António Costa Pinto é Investigador Coordenador no Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa, e Professor Convidado no ISCTE, Lisboa. Doutorado pelo Instituto Universitário Europeu (1992) e Agregado pelo ISCTE (1999), foi Professor Convidado na Universidade de Stanford (1993) e Georgetown (2004), e Investigador Visitante na Universidade de Princeton (1996) e na Universidade da California-Berkeley (2000 e 2010). Foi Presidente da Associação Portuguesa de Ciência Política. As suas obras têm incidido sobretudo sobre o autoritarismo, as transições democráticas e as elites políticas em Portugal e na Europa. Foi consultor científico do Museu da Presidência da República portuguesa e tem colaborado regularmente na imprensa, rádio e televisão.
Luís de Sousa, doutorado em Ciências Sociais e Políticas, Instituto Universitário Europeu de Florença, é Investigador Auxiliar do Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa. Foi Professor Auxiliar de Ciência Política da Universidade de Aveiro, Investigador Convidado do Edmond J. Safra Network, Universidade de Harvard, tendo desenvolvido investigação no CIES-ISCTE/IUL, Australian National University, Robert Schuman Centre for Advanced Studies of the European University Institute, Quality of Government Institute das Universidades de Gotemburgo, de Sofia e de Bucareste. É coordenador da Rede de Investigação sobre Agências Anti-corrupção (ANCORAGE-NET), presidente da Transparência e Integridade – Associação Cívica (TIAC) e consultor internacional e investigador correspondente da Comissão Europeia sobre políticas de controlo à corrupção. Tem várias publicações em revistas internacionais indexadas.
Colaboradores:
Luís de Sousa
Guilherme d’Oliveira Martins
Nuno Garoupa
João Cardoso Rosas
Marina Costa Lobo
Diogo Pires Aurélio
José Pedro Zúquete
António Araújo
Nuno Sampaio
Susana Salgado
Carlos Pimenta
Paulo Trigo Pereira
Luís de Sousa
Carlos Jalali
Raquel Rego
Manuel Villaverde Cabral
Susana Coroado
Paula do Espírito Santo
Helena Carreiras
Francisco Leandro
Ética Aplicada: Educação
Co-Coordenador
José David Gomes Justino é licenciado em Economia, pós-graduado em História Económica e Doutorado em Sociologia, é Professor Associado com Agregação do Departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e investigador do CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa, onde coordena a área de estudos de educação. A sua reflexão tem incidido sobre as temáticas da sociologia da educação e da sociologia histórica da modernidade em Portugal, tendo publicado neste âmbito, Difícil é Educá-los (FFMS) e Fontismo, Liberalismo numa Sociedade Iliberal (D. Quixote. Leya). Recebeu o Prémio Gulbenkian de Ciência 1987 (Ciências Sociais e Humanas). Foi Ministro da Educação do XV Governo Constitucional (2002-2004) e Assessor para os Assuntos Sociais do Presidente da República (2006-2015). Preside ao Conselho Nacional de Educação.
Colaboradores:
Luís Manuel A. V. Bernardo
António Pedro Barbas Homem
Susana Batista
Anabela Grácio
Maria Margarida Marques
David Rodrigues
Alexandre Homem Cristo
Eva Gonçalves
Santana Castilho
Conceição Castro Ramos
Carlos Ceia
Isabel Pires Rodrigues
Sílvia de Almeida
Paula Reis
Ética Aplicada: Novas Tecnologias
Co-Coordenadora
Maria da Graça Carvalho é Catedrática do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa. Publicou no contexto internacional 2 livros, mais de 100 artigos em revistas científicas e de 200 em livros, e editou 14 livros. Membro da Unidade de Aconselhamento Científico da Comissão Europeia, foi Deputada ao Parlamento Europeu (2009-2014), Conselheira Principal do BEPA/Bureau of European Policy Advisers (2006-200), Ministra da Ciência e do Ensino Superior e Ministra da Ciência, Inovação e Ensino Superior do XV e do XVI Governo Constitucional, respetivamente, Diretora-geral do GRICES – Gabinete de Relações Internacionais da Ciência e do Ensino Superior. Membro fundador da Academia de Engenharia, é membro Conselheiro da Ordem dos Engenheiros, da Real Academia de Engenharia (Espanha) e Sócio Correspondente da Academia das Ciências. Condecorada com o grau de Grande Oficial da Ordem de Instrução Pública.
Colaboradores:
Carlos Moedas
Maria Goreti Sales
Eugénio Campos Ferreira
Maria Ascensão Reis
João Rocha
Elvira Fortunato
Rodrigo Martins
Carlos Salema
Isabel Trancoso
Ana Paiva
João Silva Sequeira
José Santos-Victor
Fernando Santana
Maria da Graça Martinho
Luís Braga Campos
José Manuel Viegas
Ética Aplicada: Animais
Co-Coordenador
Fernando José Borges Correia de Araújo é professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa; fundador do Centro de Investigação de Direito Privado da FDUL (CIDP) e diretor da sua Secção de Direito da Bioética, é também diretor da Revista Jurídica Luso-Brasileira (ISSN: 2183-539X); autor de A Procriação Assistida e o Problema da Santidade da Vida (1999), «Direito da Bioética» in Dicionário Jurídico da Administração Pública (2002), A Hora dos Direitos dos Animais (2003), «The Recent Development of Portuguese Law in the Field of Animal Rights», Journal of Animal Law, 1 (2005).
Colaboradores:
Daniel Braga Lourenço
Fernando Araújo
Raul Farias
Tagore Trajano de Almeida Silva
Jorge Marques da Silva
Ana Elisabete Ferreira
Inês de Sousa Real
Alexandra Reis Moreira
Ricardo R. Santos
Lisa Mestrinho
Nuno Vieira e Brito
Marisa Quaresma dos Reis
Rute Saraiva
Lisa Mestrinho
Ricardo R. Santos
Pedro Galvão
Ética Aplicada: Protecção Social
Co-Coordenador
António José de Castro Bagão Félix é economista e professor universitário. Ministro e Secretário de Estado em vários governos nas áreas das Finanças, da Segurança Social, do Trabalho e conselheiro de Estado. Foi vice-governador do Banco de Portugal e administrador nas áreas da banca e dos seguros. Foi presidente da Comissão Justiça e Paz e é membro de órgãos sociais de várias instituições de solidariedade social. Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique e doutorado Honoris Causa pela Universidade Lusíada. Autor dos livros Política de Segurança Social (1983), Emprego e Formação (1991), Do Lado de Cá ao Deus-dará (2002) e O Cacto e a Rosa (2008), O Conto do Vigário (sobre texto de Fernando Pessoa) (2011) e Trinta Árvores em Discurso Directo (2013).
Colaboradores:
Clara Cruz Santos
Cristina Pinto Albuquerque
Eugénio Fonseca
Francisco Branco
Henrique Joaquim
Isabel de Freitas Vieira
José Manuel Moreira
José Manuel Pereira de Almeida
José Ribeiro de Castro
Maria da Glória Garcia
Maria Irene Carvalho
Maria João Valente Rosa
Maria do Rosário Carneiro
Pedro Adão e Silva
Pedro Vaz Patto
Ética Aplicada: Ambiente
Co-Coordenador
Viriato Soromenho-Marques é professor catedrático de Filosofia na Faculdade de Letras e membro do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, onde introduziu a linha de investigação e ensino pós-graduado no domínio da Filosofia da Natureza e do Ambiente. Exerceu as funções de Vice-Presidente da Rede Europeia de Conselhos do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (EEAC), entre 2001 e 2006. É membro do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CNADS); foi coordenador científico do Programa Gulbenkian Ambiente (2007-2011); foi membro do High Level Group on Energy and Climate Change do Presidente da ComissãoEuropeia (2007-2010).
Colaboradores
Emanuel Gonçalves
Filipe Duarte Santos
Francisco Ferreira
João Ferrão
João Vieira
Jorge Paiva
José Lima Santos
José Manuel Calheiros
Júlia Seixas
Korinna Horta
Luís Ribeiro
Luísa Schmidt
Maria José Varandas
Maria Margarida Silva
Sofia Guedes Vaz
Tiago Pitta e Cunha
Viriato Soromenho-Marques
Ética Aplicada: Economia
Co-Coordenador
João César das Neves, nascido em 1957, casado e pai de quatro filhos, é professor catedrático da Universidade Católica Portuguesa. Doutorado e licenciado em Economia pela UCP, mestre em Economia pela Universidade Nova de Lisboa e em Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas pela Universidade Técnica de Lisboa. Foi, de 1991 a 1995, assessor económico do Primeiro-Ministro, em 1990 assessor do Ministro das Finanças e de 1990/1991 e 1995/1997 técnico do Banco de Portugal. Os seus interesses de investigação têm passado pela pobreza e desenvolvimento, ciclos, pensamento medieval e ética económica. Autor de mais de 50 livros e múltiplos trabalhos científicos, é colaborador regular na imprensa.
Colaboradores:
António Bagão Félix
António Pinto Leite
Arménio Rego
Filipe Santos
Francisco Sarsfield Cabral
João Borges de Assunção
João César das Neves
João Ferreira do Amaral
Joaquim Cadete
José Luís Cardoso
José Reis
Maria Paula Fontoura
Mário Pinto
Miguel Gouveia
Miguel Pina e Cunha
Nuno Valério
Ética Aplicada: Comunicação Social
Co-Coordenador
Rui Sampaio é Professor Auxiliar no Departamento de História, Filosofia e Ciências Sociais na Universidade dos Açores. Foi Visiting Scholar na Universidade Humboldt e na Universidade Livre de Berlim, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, bem como na Universidade Brown, nos EUA, com o apoio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento. O seu percurso de lecionação e investigação abrange áreas como a Ética e Deontologia da Comunicação, Filosofia da Comunicação, Teoria das Relações Públicas e Epistemologia.
Colaboradores:
Alberto Arons de Carvalho
Carlos Camponez
Daniel Innerarity
Diana Andringa
Francisco Karam
Francisco Pinto Balsemão
Gisela Gonçalves
Joaquim Fidalgo
José Manuel Santos
José Manuel Fernandes
Luís Marques Mendes
Luiz Martins da Silva
Paulo Martins
Rogério Christofoletti
Rogério Santos
Sara Pina
Ética: Dos Fundamentos às Práticas
Este é o primeiro de 12 volumes da coleção, coordenada por Maria do Céu Patrão Neves. Cada volume terá um coordenador convidado, porém o número um conta apenas com a coordenação da diretora da coleção e autora do projeto. Os textos deste primeiro volume remetem precisamente para a questão dos fundamentos da ética e enquadram o seu estudo no mundo atual, traçando o percurso da história desta disciplina, analisando as teorias da ação, as questões de racionalidade prática, os ingredientes da vida moral ou os conceitos específicos desta área da Filosofia.
Colaboradores
Acílio Estanqueiro Rocha
António Manuel Martins
Carlos Morujão
Cassiano Reimão
Diego Gracia
Isabel Renaud
João Cardoso Rosas
José Henrique Silveira de Brito
José Manuel Carmo Ferreira
Maria Luísa Portocarrero
Maria Manuel Jorge
Maria Pereira Coutinho
Michel Renaud
Pedro Galvão
Ricardo Vélez-Rodrigues